15 de dez. de 2012

TRAVESSA DE PEIXE











TRAVESSA DE PEIXE

Ingredientes;

-4 tomates maduros
- 4 batatas médias
- 4 dentes de alho
- 1 pimentão vermelho médio
- 2 cebolas pequenas/médias
- 1 kg. de peixe cortados em filés
- 8 colheres de sopa de azeitona (verde ou preta) fatiada
- 2 limões
- Sal a gosto
- Azeite extra virgem

A respeito do peixe. Para esta receita é possível utilizar algumas opções. No da foto, utilizei linguado, mas também é possível utilizar merluza, atum, robalo ou até salmão.
Preparo
O preparo da receita é relativamente simples, mas existem alguns detalhes que se não forem levados em conta podem afetar no resultado final. O uso dos ingredientes precisa ser bem feito, pois qualquer desequilíbrio pode afetar no gosto. Deve-se utilizar exatamente a quantidade recomendada.



Para começar, descasque as batatas e corte em rodelas uniformes. Leve para cozinhar em 4 litros de água com 1/4 de colher de sopa de sal. Deixe cozinhando por cerca de 30 minutos, elas devem ficar firmes o suficiente para que possam ser dispostas na travessa.


Corte os tomates e a cebola também em rodelas uniformes. Corte o pimentão em tiras pequenas, quase cubinhos. Esprema os alhos. Deixe todos os ingredientes à disposição para começar a montar a travessa. Agora vamos para o tempero do peixe.



Espalhe o filés de peixe em um pequeno recipiente e comece a tempera-los com o limão. Esprema os dois limões, regando o sumo por cima dos filés de peixe. Tempere também com os alhos espremidos e sal a gosto. Deixe os filés neste recipiente pegando gosto, enquanto você começa a montar a travessa.



Agora que já temos todos os ingredientes, podemos finalmente começar a montar a travessa em camadas. Para isto, unte a travessa com o azeite extra virgem e monte a primeira camada com rodelas de batata, cubra toda região disponível, essa será a base da travessa. Comece a montar as outras camadas com uma de cada um dos outros ingredientes. Uma ordem recomendada é: uma camada de tomate, uma de cebola, uma de azeitonas e uma de pimentão.






Com todas as primeiras camadas montadas, pode começar a dispor os filés de peixe. Monte de uma maneira que toda área fique coberta pelos filés. Disponha os filés um a um com cuidado, para não desmanchar. Se quiser que fique molhadinho, pode misturar um pouco de água no sumo de limão e despeja na travessa.




Por fim, adicione mais uma camada de cada tipo, até utilizar todos os ingredientes que restaram. Após esta etapa, sua travessa estará montada! Estamos agora no estágio final, basta levar ao forno por cerca de uma hora e quinze minutos. Vá checando de tempos em tempos, a travessa estará no ponto quando estiver mais ou menos com a cara da foto final abaixo.

Sirva com um bom vinho e aprecie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário