25 de set. de 2012

LASANHA DE FRUTOS DO MAR



LASANHA DE FRUTOS  DO MAR
INGREDIENTES

250 gr de camarão cinza sem casca(s)
250 gr de vieira ao meio
500 gr de linguado em filés
2 unidade(s) de cebola pequena(s)
2 colher(es) (sopa) de manteiga
60 ml de vinho branco
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja
250 gr de massa para lasanha fresca(s)
100 gr de queijo Gruyère ralado(s)
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca

MOLHO

1 unidade(s) de cebola pequena(s)
500 ml de leite
1 folha(s) de louro
6 unidade(s) de pimenta-do-reino branca
500 gr de tomate maduro(s)
200 gr de champignon fresco em tiras
2 colher(es) (sopa) de manteiga
30 gr de farinha de trigo
150 gr de creme de leite
quanto baste de manjericão fresco(s)
8 talo(s) de salsinha
30 gr de pimenta dedo-de-moça moída(s)


MODO DE PREPARO

Descasque as duas cebolas e pique-as em cubinhos pequenos; Aqueça a manteiga em uma panela média e refogue a cebola por uns 2 minutos, mexendo, até ficarem macias mas não douradas; Junte os camarões e as vieiras. Tempere com sal e pimenta; 

Refogue em fogo médio por 3 minutos, até os camarões ficarem rosados e as vieiras opacas; Junte o vinho branco e deixe ferver, cuidando para que não cozinhe demais para que os camarões não fiquem duros; Desligue o fogo, retire os frutos do mar com a escumadeira; Reserve os frutos do mar; Separadamente, junte os cogumelos e cozinhe por 2 minutos em fogo baixo. Reserve. 

Cozinhe as lâminas de massa de lasanha, normalmente, uma por uma, al dente, lavando-as depois em água fria e secando-as com um pano-de-prato; Unte a forma e coloque ¼ do molho no fundo; Arrume metade dos frutos do mar sobre o molho. Cubra com uma camada de massa. Espalhe uma camada do peixe (cru) sobre a massa. 

Cubra o peixe com mais 1/3 do molho. Cubra com mais massa. Acrescente os frutos do mar restantes e mais metade do molho que sobrou; Cubra com mais o resto da massa; Despeje o resto do molho por cima, espalhando. Polvilhe com o queijo gruyère ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Asse por 30 a 45 minutos, com a forma destampada, até se formarem bolhas e a crosta fique levemente dourada. Dica: utilize lulas no lugar das vieiras.

Molho

Descasque a cebola e corte em 4; Numa panela, ponha a cebola, o leite, a folha de louro e a pimenta-do-reino branca. Leve à fervura; Depois que ferver, tampe, retire do fogo e reserve. Derreta a manteiga em outra panela, em fogo médio. 

Coloque a farinha e bata, cozinhando por 1 minuto, até espumar. Tire esta panela do fogo e deixe esfriar um pouco. Junte (coando) o leite temperado reservado. Leve a panela de volta ao fogo e cozinhe por 3 minutos batendo sem parar, até o molho ferver e engrossar. Tempere com sal e pimenta e cozinhe em fogo brando por uns 2 minutos. 

Tire do fogo e despeje o creme de leite no Molho branco e bata vigorosamente para misturar (se por acaso o molho encaroçar, bata vigorosamente fora do fogo; se isso não for suficiente, pode coar o molho). Acrescente os cogumelos com o caldo, reservados. Junte os tomates picados e o caldo que os tomates soltam ao serem picados (ou o caldo que vem nas latas). 

Leve a panela ao fogo e cozinhe em fogo brando por 2 minutos. Junte as folhas de salsinha e manjericão, picadas grosseiramente. Junte a pimenta-vermelha picada, mexa bem e reserve o molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário