25 de set. de 2012

CUSCUZ DE CAMARÃO


CUSCUZ DE CAMARÃO 
Ingredientes;
9 camarões de tamanho médio
2 folhas de louro
1 lata de 240 g de tomates pelados
1 colher de sopa de salsa
4 gotas de molho de pimenta
1 cebola
250 g palmito
3 colheres de chá de sal
250 g de ervilhas frescas
100 ml de água com 1 colher de sal dissolvido
2 xícaras | 160 gde farinha de milho grossa
1 / 2 xícara | 40 g de farinha de mandioca

PREPARO:

Primeiro tempere os camarões com limão e sal. Ferva as ervilhas frescas cobertas com água e temperadas com uma pitada de sal. Passe a farinha de milho e a farinha de mandioca por uma peneira. Molhe a farinha com um terço de xícara de água fria salgada com meia colher de chá de sal. Misture com a ponta dos dedos para obter uma farinha com a aparência de uma areia grossa.

Refogue a cebola picada no azeite, acrescente os tomates e o caldo da lata também. Misture os grãos de ervilhas fervidos. Tempere com duas colheres de chá de sal, a salsa e algumas gotas de molho de pimenta e as folhas de louro.

Acrescente os camarões e mexa suavemente até que fiquem opacos. Não aguarde que cozinhem, eles ainda serão cozidos juntos com o cuscuz.

Fora do fogo, acrescente aos poucos o refogado à farinha, misture devagar para obter uma massa bem molhada, mas ainda consistente. Não será necessário usar todo o refogado, o que sobrar sirva como molho junto com o cuscuz.

Muitas receitas antigas indicam que se deve cobrir o cuscuz com uma folha de couve antes de fechar a panela. Se possível, vale a pena, pois ela serve para medir o tempo do cozimento. A medida que o vapor sobe, aquece a massa que aquece a folha da couve que vai amarelando com o calor. Quando o calor chega à parte de cima da massa, ele ainda precisará cozinhar por mais uns cinco minutos. Cobri com uma folha de alface e, como a quantidade era pequena, serviu perfeitamente, 20 minutos foi o suficiente.

Retire do fogo e espere esfriar quase completamente para retirar da forma. Assim dá tempo da massa ficar mais estável. A mesma receita também pode ser feita utilizando a farinha de milho pré-cozida. Nesse caso, reserve um terço do refogado para utilizar como molho. Misture bem o que sobrar com a farinha ainda no fogo e transfira para uma forma untada com óleo. Aperte bem a massa e vire-a em um prato.
enfeitar com camarões

Nenhum comentário:

Postar um comentário