11 de mar de 2013

VATAPÁ SIMPLES




VATAPÁ SIMPLES
1 kg de farinha do reino ou trigo
½ kg de camarão (fresco ou seco) ou ½ kg de peixe seco
2 colheres (sopa) de farinha de amendoim
2 colheres (sopa) de farinha de castanha
2 colheres (sopa) de farinha de camarão
1 colherinha de gengibre ralada, (opcional)
leite de 1 coco grande (leite grosso e leite fino)
1 ½ xícara de dendê
2 cebolas grandes
4 tomates
1 pimentão
alho socado com sal, bem coentro, cebolinha e coentro largo
pimenta de cheiro ou malagueta (opcional)
1 xícara de óleo

Descasque os camarões ou ponha de molho o peixe seco. Dissolva a farinha em 1 litro de água, bata no liquidificador ou passe em uma peneira. Reserve-o. Bata no liquidificador todos os temperos acima e as farinhas. Ponha óleo em uma panela com os temperos já batidos, os camarões ou o peixe e o dendê. Deixe cozinhar. A metade dessa moqueca despeje na farinha de trigo já dissolvida com água e leve ao fogo, mexendo sem parar para não embolar nem pegar no fundo da panela. Antes de tirar do fogo, coloque o restante da moqueca e o leite de coco e deixe terminar de cozinhar. Experimente o sal. Não pode parar de mexer.

Se o vatapá engrossar muito antes de cozinhar, ponha um pouco de leite fino de coco ou um pouco de água. Se por acaso ficar mole, ponha um pouco de farinha de trigo dissolvida em um pouco de água para não embolar. 

Como fazer o pó de camarão:
Bata as cabeças e alguns camarões secos no liquidificador, Misture bem, depois passe na peneira. A mesma coisa com amendoim torrado e castanha. Enfeite com pimentas e a seu gosto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário