12 de mar de 2013

PASTEL DE VENTO


PASTEL DE VENTO
Massa I:
03 unidades de gema
02 colheres de sopa de margarina
01 colher de sopa de manteiga (ou banha)
02 colheres de sopa de aguardente (opcional)
01 colher de chá de sal
01 xícara de água fervente
farinha de trigo (peneirada) a gosto
Colocar as gemas, a margarina, a manteiga e o sal em uma tigela e misturar. Por cima de tudo, despejar a água fervente. Imediatamente acrescente a farinha de trigo e vá amassando com as mãos, juntando o aguardente. Numa superfície plana, sove e verifique sempre o ponto da massa com a quantidade de farinha. Sove até que a massa solte das mãos.
Passe a massa na máquina de cilindro ou abra com rolo em cima de uma mesa polvilhada com farinha. Corte e recheie os pastéis com recheio de sua preferência (adoro os de de camarão, de carne moída ou queijo mussarela com tomate e orégano). Feche unindo as bordas da massa com água.
Para fritá-los, use óleo quente em uma panela funda de tamanho médio. O sucesso do pastel também depende da fritura, por isso, só comece a fritá-los quando o óleo estiver bem quente, mas não fervente! Vá colocando um a um. Retire com uma escumadeira e coloque em papel absorvente para escorrer a gordura. Para crescer bonito, vá controlando a altura da chama e sacolejando a panela.

Massa II:
01 copo americano de oléo de soja até a marca
02 copos americanos de água até a marca
0,5 copo americano de aguardente
01 c. de sopa de sal
01 kg de farinha de trigo
Misture todos os ingredientes, amassando delicadamente até homogeneizar bem. Deixe a massa descansar por 30min e já pode cilindrar! Cilindre até a massa começar a estalar, soltando o ar em bolhinhas. Deixe na espessura que desejar, corte e recheie a gosto. Frite em óleo quente e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário