2 de nov. de 2011

MOQUECA DE FILÉ DE PEIXE COM CAMARÃO

                    MOQUECA DE FILÉ DE PEIXE  COM CAMARÃO

Inverno chegando, nada melhor que saborear uma moqueca de peixe com camarão,existe duas formas de fazer, uma é diretamente no fogão e outra no forno.
A verdadeira moqueca de raiz brasileira vem do interior de São 
Paulo, não leva leite de coco ou azeite de dendê e Não é feita de peixe.
DESTA VEZ OS NOSSOS ÍNDIOS venceram: quando os africanos 
chegaram com as suas poquecas eles já faziam moquecas há muito, muito tempo. E na confusão de poqueca com moqueca, venceu a indígena moqueca, que na linguagem autóctone designa um cozinhado envolto em folha. Moquear: envolver a caça ou o guerreiro vencido em folha e cozinhar no moquém, uma grelha de varas sobre o fogo. E tudo virou moqueca.
Enquanto capixabas e baianos discutem gulosamente quem faz a melhor moqueca, nenhuma delas de origem verdadeiramente da terra – uma, a capixaba, é nitidamente influenciada pelos guisados portugueses; a outra, africana, também tem seus rasgos da influência ibérica adquirida ao desembarcar nas costas do Novo Mundo –, os paulistas de Caçapava, no Vale do Paraíba, quietinhos e escondidos como bons caipiras orgulhosos (no bom sentido, também indígena, que significa habitantes do mato), vão mantendo a tradição destas delicadas e deliciosas moquequinhas autenticamente ameríndias: mistura de farinha de mandioca com carne de frango formando pequenos croquetes envolvidos em folhas de caetês (do tupi cae-etê: folha verdadeira), um tipo de bananeirinha decorativa, a Stromanthe sanguinea Sond., muito usada nos jardins da cidade. Claro que também vale usar as folhas da bananeira dita normal, não tão brasileira mas, vá lá, que não somos xenófobos, com a graça de Deus. Depois são amarradas com imbira, um cordão retirado da beirada das folhas e levadas ao forno quente num tabuleiro até ficarem da cor de tabaco, cozidas. Tudo muito semelhante às pamonhas, que são levadas à água fervente, mas também muito nossas, ou deles, dos indígenas.
Hoje existe dois modos diferentes de fazer de fogão e de forno, os dois  são saborosos, tudo são as alternativas e disponibilidade de tempo para fazer e ficar em volta da panela.
A de fogão temos todo os ingredientes e vamos colocando numa sequência  estabelecida, sempre tendo o cuida de mexer delicadamente os ingredientes,cuidar para que o fogo não seja adequado para um cozimento correto sem grudar no fundo ou queimar, sendo que o camarão o último a ser colocado.
O de forno, mais prático,  é todo montado em camadas a frio,tampado com papel de alumínio e  levado ao forno, depois retirado o papel e colocado o camarão,novamente ao forno por mais 5 minutos.  
Moqueca de Forno;
Ingredientes para 6 pessoas;
1,5 kg de filé de peixe branco tipo meca,cação azul,anjo,pescada amarela,congrio ou surubi
1 kg de camarão GG descascado e limpo
4 cebolas cortadas em rodelas
6 tomates cortados em rodelas
1 pimentão vermelho em tiras(retire todas as partes brancas dos pimentões)
1 pimentão amarelo em tiras
1 pimentão verde em tiras
1litro de leite de coco
200 gr de massa de tomate
3 colheres de azeite de dendê
200ml de vinho branco seco
sal a gosto
1 pimenta dedo de dama sem sementes
ervas finas a gosto
pimenta preta ralada
Montagem
Montagem a frio para ir ao forno;
tempere os filés com,sal,pimenta,ervas finas e o vinho branco,deixe marinar por 30 mim, reserve.
Use forma de vidro, panela de barro ou de ferro o suficiente grande que caiba todos os ingredientes.
coloque uma camada de massa de tomate de fundo,depois parte das cebolas,dos tomates,pimentões e um porção de leite de coco, coloque os uma parte dos filés de peixe. Coloque novamente massa de tomate e o restante dos ingredientes e finalmente o azeite de dendê.
Tampe com papel de alumínio e leve ao forno por 45 minutos, a 230 graus, retire o papel de alumínio e acrescente os camarões,coloque um pouco do molho sobre os camarões, deixe cozinhar por mais 5 minutos, enfeite com salsa picada e algumas folhas de manjericão. Sirva com arroz branco.
Como sugestão vinho tinto Cabernet Sauvignon  
 Bom Apetite!!

Um comentário: