18 de jan. de 2013

LASANHA E SUA HISTÓRIA





LASANHA E SUA HISTÓRIA

Embora se acredite que ela seja de origem italiana, existem evidências de que havia outro prato parecido feito na corte de Rei Ricardo II, no século XIV, inclusive registrado no primeiro livro de receitas da Inglaterra.

Lasanha é uma forma de massa em folhas (normalmente ondulada na América do Norte mas não em Itália) mas também um prato por vezes chamado Lasanha no Forno feito com camadas alternadas de massa, queijo e ragu (um molho de carne). Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália, vieram à luz evidências de que um prato muito similar conhecido como "loseyns" (lê-se lasan) era comido na corte de Rei Ricardo II no séc XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas de Inglaterra. Contudo, esta reclamação está longe de ser universalmente aceite, sendo a Embaixada Italiana em Londres a que mais se manifestou contra.

O filósofo Cícero cita sua paixão por algo bem semelhante ao prato, com grandes camadas de massa, e provavelmente, foi nessa época que os romanos desenvolveram máquinas capazes de fazer a massa da lasanha.

A palavra lasanha provém da palavra grega "lasanon" que significa pote de quarto. O termo foi depois emprestado pelos romanos como "lasanum" para significar pote de cozinhar. Os Italianos pegaram na palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a Lasanha.

Muitas receitas usam diferentes queijos, mas os mais referidos são o ricota e o parmesão. A classica Lasanha à Bolonhesa usa apenas Parmigiano Reggiano. Muitas receitas também juntam molho bechamel.

Uma variante é a Lasanha Verde que é a normal massa de ovos com adição de espinafres.

A lasanha foi primeiro documentada no séc XIII quando foi usado num prato às camadas. Esta versão mais antiga não incluia tomate pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário