3 de jun. de 2012

YAKISOBA




YAKISOBA

Origem do Yakisoba;

O macarrão da China apareceu pela primeira vez no Japão na Era Heian (sécs. VIII-XII), em formato que remete ao soumen (macarrão japonês, bem fino) atual. Por sua vez, o chuukamen (macarrão chinês), utilizado no yakissoba, foi primeiramente degustado pelo famoso gourmet da Era Edo (sécs. 17-19), Mitsukuni Mito (1628-1701), quando o confucionista Shushunsui (1600-1682) apresentou-lhe o shiru-soba (macarrão com sopa, precursor do lámen). Mas, nessa época, o macarrão chinês ainda não era acessível ao povo em geral.
Com a abertura dos portos, na Era Meiji (sécs. XIX-XX), começaram a surgir bairros chineses em cidades portuárias, como Yokohama e, conseqüentemente, restaurantes típicos, que passaram a servir o macarrão chinês, conhecido inicialmente como chuka-soba (chuka = chinês) ou shina-soba (shina = China), propagando-se, gradativamente, por todo o país.
O yakisoba surgiu no Japão a partir da adaptação de um prato chinês, logo após o final da Segunda Guerra, como um alimento prático, barato e volumoso (misturava-se bastante repolho picado ao macarrão chinês, cozido no vapor e depois era temperado com um molho tipo inglês), capaz de satisfazer rapidamente a fome, numa época de racionamento alimentar.
Em geral, o Yakisoba japonês é feito com macarrão do tipo lámen e é consumido em diversos lugares, desde restaurantes a feiras populares, no Japão ou fora dele. É um prato indispensável nas festas tradicionais japonesas.
O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne, pescados ou frutos do mar
Comumente, o yakisoba Chines é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods a feiras populares, no Japão ou fora dele.
O yakisoba chinês se mostra menos leve e mais gorduroso que o japonês, mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.
O yakisoba tradicional é geralmente preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras, mais carne frango finamente fatiada, e temperada com o molho à base de shoyu e óleo de gergelim. Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco, posto em pratos individuais numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa.
No Brasil, o macarrão mais usado para o preparo de yakisoba doméstico é o macarrão lámen do tipo instantâneo, cozido sem tempero, também conhecido como miojo.
Receita de Yakisoba;
Ingredientes ;
Tempo de preparo 20min
Rendimento 4 porções
• 300g de macarrão para yakisoba
• 1 cebola grande picada em pedaços médios
• 1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado
1/2 pimentão vermelho em pedaços
• 1/2 maço pequeno de brócolis
• 1/2 maço pequeno de couve-flor
• 250 ml de molho para yakisoba
• 6 colheres de sopa de molho shoyu
• 400g de pedaços  de carne de peito de frango ou (camarão, filé mignon, patinho ou alcatra estes cortados em tiras)
• 100 g de champignon
• 1 cenoura cortada em diagonal
Gengibre ralado a gosto.
• 4 folhas de acelga rasgadas em pedaços (não corte rasgue)
Modo de Preparo ;
1. Cozinhe o macarrão em água salgada, reserve.
2. Numa wok, ou numa panela grande, coloque o óleo e refogue em fogo alto a carne e reserve.
3. Na mesma wok rapidamente, acrescente a cebola, o gengibre  o brócolis, a couve-flor, e a cenoura, refogue acrescente a carne e a acelga e o champignon temperando com shoyu
4. Coloque o molho para yakisoba e deixe cozinhar até os legumes ficarem cozidos al dente
5. Adicione o macarrão, misturando bem e sirva logo a seguir
Informações  Adicionais ;
• Dica do Chef: Se não encontrar o molho para Yakisoba, utilize apenas o molho shoyu com um toque de óleo de gergelim, e uma colher amido de milho, diluído em shoyu ficará delicioso também.
 Enfeitar com salsa picada, amendoim torrando  também é uma boa opção de sabor e apresentação.
Minha sugestão de bebida; Vinho  tinto Carmenere.
Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário