10 de jun. de 2012

PÃO DE QUEIJO



PÃO DE QUEIJO 
Receita Tradicional
Ingredientes:
1 quilo de polvilho (pode ser doce ou azedo) - o polvilho azedo permite um maior crescimento e um pão de queijo de sabor mais tradicional e pronunciado;
500 gramas de queijo curado podendo ainda ser complementado com um bom queijo parmesão;
500 ml de leite;
5 ovos;
2 colheres de sopa de manteiga;
1 colher de sobremesa de sal.
Modo de fazer:
Peneire o polvilho numa gamela (em Minas a gamela é uma peça utilizada na cozinha que se assemelha a uma pequena bacia, feita de madeira, o que pode ser substituída por uma bacia plástica, que caiba os ingredientes e permita a mexer. Meça o leite, a manteiga e o sal, aqueça-os até que a manteiga esteja totalmente derretida e o leite numa temperatura em torno de 90°C (pode-se abrir fervura).
Adicione o leite (com a manteiga e o sal) sobre o polvilho, mexendo lentamente (este procedimento é denominado de escaldo do polvilho), irá permitir que o pão cresça melhor e se torne mais digerível.
Depois de escaldado, deixe que esta mistura resfrie um pouco ( em torno de 30 minutos) e adicione os ovos. Esfarinhe a massa com as pontas dos dedos e solve muito bem. A massa deverá ficar maleável e uniforme, adicione o queijo (previamente ralado) e regule o ponto com um pouco de leite ou polvilho quando necessário.
Adição da Ricota com Ervas Finas: para recheio com a ricota, a mesma deverá ser macia e firme o suficiente permite o manuseio de pequenas porções o suficiente para introduzí-las na quantidade massa do pão de queijo.
Molde sob formato de bolinhas no tamanho que preferir, recheie com a ricota com ervas finas e leve ao forno previamente aquecido (a massa fria não gruda nas mãos).
O tempo para assar o pão de queijo fresco (que não esteja congelado) normalmente é 20 minutos, sob forno previamente aquecido, que não deve ser aberto até o ponto final. O pão de queijo congelado, necessita de 40 a 50 minutos para assamento.
Naturalmente o pão de queijo congelado irá gastar mais tempo.
Dicas:
. Use um queijo com sabor autêntico, como um Minas Curado ou um bom Parmesão, afinal de contas pão de queijo tem que ter queijo.
. Deixe o polvilho escaldado, esfriar, e somente depois adicione os ovos.
. Pré aqueça antecipadamente o forno para assar o seu pão de queijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário