30 de abr. de 2012

PERNIL DE OVELHA DO MEU JEITO





PERNIL DE OVELHA DO MEU JEITO

CARNE OVINA

A carne de ovino, o cordeiro (filhote), a ovelha e o carneiro (adultos).

Características da Carne Ovina

Dentre as carnes vermelhas, a carne dos ovinos destaca-se por seu alto valor nutritivo, sendo rica fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e potássio. Possui textura macia, sabor suave e é de fácil preparo.

A demanda pela carne ovina concentra-se na de cordeiros, sendo exigido um produto com teor moderado de gordura, suficiente para garantir a maciez e sabor característico, mas não muito marcante. Tradicionalmente o mercado tem sido abastecido com animais oriundos de sistemas de criação onde atingem condições de abate, com peso vivo entre 28 e 30 kg, aos 150 a 180 dias de idade.

Carneiro e Cordeiro

É chamado cordeiro o carneiro jovem, com até 8 meses, recém-desmamado ou em período de aleitamento. Quando o animal passa dessa idade é que é chamado carneiro.

O Cordeiro

Saborosa, suculenta, nutritiva e versátil, a carne de cordeiro ocupa um posto destacado entre os alimentos de consumo mais freqüente em boa parte do mundo. Trata-se de uma carne delicada, palatável, sem gordura saturada e de digestão fantástica. Sinônimo de sofisticação, a carne de cordeiro é sempre associada a ocasiões festivas e especiais.

A carne de cordeiro é vermelho-rosada, macia e tem nível médio de gordura, o que já garante bom sabor. Versátil como a carne bovina, a do cordeiro leva a vantagem no sabor mais adocicado e aroma marcante. Há quem aprecie a carne com pouco tempero, para que suas características se mantenham. Mas vinho, louro, alecrim, hortelã e zimbro a valorizam.

É excelente fonte de proteínas de alta qualidade, com gorduras consideradas saudáveis, e contém todos os aminoácidos essenciais, bastando 100gr de carne magra de cordeiro (que somam apenas 200 calorias) para satisfazer a metade das necessidades protéicas de um dia. Difere das carnes vermelhas, principalmente da bovina, por apresentar baixas concentrações de lipídios e, sobretudo, pela pequena quantidade de gorduras saturadas.

A intensidade da cor reflete a quantidade de pigmento mioglobina presente no tecido muscular, mas, também, a alimentação do animal. O conteúdo médio da mioglobina da carne ovina é superior às de boi e porco, sua cor é mais intensa, sendo mais escura nos animais de mais idade e nos músculos mais exercitados.

Por outro lado, a cor da gordura é branco creme, muito semelhante à da vitela. Durante o cozimento, varia um pouco, exceto na superfície, onde adquire um tom tostado atraente. A gordura vai se tornando levemente amarelada conforme aumenta a idade do animal, devido a alguns pigmentos de cor amarelo que são encontrados nos pastos que servem de alimento. A cor da gordura é um método seguro para saber se um animal é ou não velho.

A aceitação da carne de cordeiro sofre uma maior influência pela maciez que depende de 3 fatores: tamanho das fibras musculares, tipo de tecido conjuntivo e quantidade de gordura contida na peça.

Se tem quem ame e quem não possa ouvir falar  em ovelha, há também os que preparam a carne com perfeição e os que acabam com seu sabor.

Esta receita guardei por muitos anos, que aprendi com um cozinheiro na Espanha, e havia prometido que só revelaria quando da sua morte, infelizmente, meu amigo espanhol, partiu para cozinhar para os anjos.

Em primeira mão, compartilho o segredo desta receita com vocês, adaptei alguns ingredientes a mais  em relação a receita original, melhorando consideravelmente o prato. 

Primeiro escolha pernil de ovelha que não seja muito grande ou muito velho, retire as gorduras excedentes, e retire o osso da  sobre coxa, deixando somente o osso do pernil.

Ingredientes;

receitas para 4 pessoas;

1 pernil de ovelha

sal a gosto

pimenta a gosto

1 cabeça de alho

1 pimenta dedo de dama

1 pedaço de gengibre descascado

2 batatas médias descascadas

2 tomates não muito maduros

1pimentão vermelho sem sementes

1pimentão amarelo sem sementes

2 cebolas médias descascadas

1 cenoura média,corte em dois pedaços  

1 laranja comum lavada e cortada em rodelas com casca

1 copo de caldo de verdura ou de galinha

1 copo de suco de laranja

1 copo de vinho tinto seco tipo malbec

4 colheres de salsa picada

Um buquê de temperos (bouquet garni); alecrim,mangerona,salvia,rosmarim,cebolinha verde,manjericão,hortelã,salvia.Amarrar com um barbante.

2 folhas de louro

6 grãos de zimbro

papel de alumínio

uma panela de ferro grande que caiba no forno do fogão.

2 colheres de amido de milho

4 colheres de azeite ou banha de porco

Preparo;

Tempere o pernil com sal e pimenta,e coloque na panela de ferro com o azeite ou banha já aquecida,doure o pernil em todos os lados.coloque o caldo de verdura, o suco de laranja, o vinho tinto,deixe cozinhar um pouco para eliminar o álcool do vinho, coloque o restantes dos ingredientes a cabeça de alho é colocada inteira,apenas corte as pontas,para facilitar o cozimento.

Coloque o buquê de temperos e finalmente as rodelas de laranja, prove o molho, e corrija o sal caso necessário.

Tampe a panela com papel de alumínio, e leve ao forno por 2hs45minutos a uma temperatura de 200graus

Após este período, coloque a panela sobre o fogão, retire com cuidado o papel de alumínio, ligue o fogo e retire o buquê de temperos, adicione o amido de milho diluído em água despeje sobre o conteúdo da panela deixe ferver por 2 minutos.

Em uma travessa de vidro ou outro material, coloque  todos os ingredientes da panela, menos o pernil, retire o pedaço de gengibre.

Coloque delicadamente o pernil no centro da travessa e com dois garfos abra a carne e retire com o auxilio de um pegador de massas o osso do pernil.

Com a cabeça de alho,extrair todo o purê do alho e espalhe sobre os ingredientes e elimine as cascas.

Regue com o restante do molho,coloque salsa picada.

Sirva com massa feita em casa ou arroz branco.

Sugiro um vinho tipo Malbec da Patagônia para acompanhamento.Bom Apetite!!!


 


 

OVOS MEXIDOS COM QUEIJO A MODA IARA GOMES


OVOS MEXIDOS COM QUEIJO A MODA IARA GOMES
-Já esta tarde,o computador não me dá tréguas,muita gente no meu facebook!!A fome bateu.
Olhando dentro da geladeira,observei que só havia ovos e queijo tipo mussarela,o que fazer para o meu lanche da madrugada, rapidamente consultei meus amigos do FB,e surgiu esta idéia para matar a fome, sem muito trabalho,e sem usar o fogão, somente o microondas para não ter muita louça para lavar!

Vamos aos ingredientes:
  • 2 ovos de galinha
  • 1 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • 80g de mussarela fatiada em pequenos pedaços
  • Sal a gosto
  • pimenta branca a gosto
Quebre os ovos e deposite  dentro de uma tigela(vidro) e com uma colher mexa bem até formar uma mistura homogênea.
Então adicione a água, queijo, o sal e a salsinha e mexa bem.
Leve ao microondas na potência 10 por 3 minutos(depende do tipo de microondas)
Pronto, simples, fácil e rápido, além de muito gostoso.
Acompanha os ovos mexidos fatias de pão torrado,um pouco azeite de oliva, como sugestão uma taça de vinho!
Bom Apetite!!

26 de abr. de 2012

ARROZ DOURADO A MODA ERICA CAMINHA


                   ARROZ DOURADO A MODA ERICA CAMINHA
Receitas antigas sempre fazem parte da nossa vida,receitas das mães das avós,todas com um histórico que quando temos a oportunidade de relembra-las, voltar ao passado, na nossa infância, e entender que na simplicidade,na inocência, eramos felizes!
Hoje, as crianças estão comendo excesso de carboidratos, de gordura e percebe-se que a mudança está relacionada a três fatores: ao supermercado, ao excesso de chamadas na televisão, à beleza desses alimentos e à mãe trabalhando fora. Nesse caso, ou a criança está sendo cuidada pela empregada ou, nas classes menos favorecidas, muitas ficam sozinhas. Esta receita antiga ,simples e nutritiva pode ser uma excelente opção.
Esta receita vem de uma amiga de Louveira em SP, Erica Caminha, que tenho o prazer de colocar aqui para que fique registrada e que todos possam compartilhar.
1 porção;
ingredientes;
150 gr de arroz,(pode ser o que sobrou do almoço)
2 ovos
paprica picante o quanto goste
sal
pimenta rosa
pimenta branca moida na hora a gosto
Preparação;
Aqueça o arroz no microondas por 3 min.
Separe a gemas das  claras e bata ao ponto de neve,reserve.
Bata as gemas e coloque um pouco de sal e a paprica picante, misture  com o arroz, delicadamente misture as claras em neve,coloque um pouco de pimenta moída branca e sirva quente. Bom Apetite!!! 

















24 de abr. de 2012

STROGONOFF DE CAMARÃO



STROGONOFF DE CAMARÃO
Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES:
1/2 kg de camarões sete barbas limpo, prefira comprar frescos
100ml de vinho branco
2 colher de sopa de manteiga (rasas)
2 colheres de farinha de trigo
1 cebola media
Mais ou menos 1/2 litro de leite
1 colher de mostarda
2 colheres de catchup
2 colheres de molho inglês
1 copo de requeijão
1 pacote de batata palha

PREPARO:
Tempere os camarões com sal pimenta do reino e o vinho, deixe descansar por 10 minutos.
Leve ao fogo uma frigideira de fundo grosso, deixe aquecer bem o fundo coloque 1 colher de manteiga  derreta e coloque os camarões, deixe por no máximo 4 minutos, retire com a ajuda de uma escumadeira e reserve.
Na mesma frigideira, coloque o restante da manteiga, coloque a cebola picadinha bem miuda, deixe murchar e coloque a farinha de trigo, mexendo sempre, acrescente o leite, mexa bem para não criar grumos, coloque a mostarda, o catchup, o molho ingles, acerte o sal e a pimenta do reino acrescente os camarões deixe ferver por 2 minutos coloque o requeijão mexa para incorporar deslique.
Coloque em um refratário, salpique com cheiro verde e cubra com batata palha.

DICA:
Sirva com arroz branco

ATUM COM GERGELIM E MOLHO DE UVA




ATUM COM   GERGELIM E MOLHO DE UVA
Tempo: 30 minutos
Rendimento: 4 unidades
Ingredientes:

400g de lombo de atum
Gergelim (o bastante para empanar o filé)
Geleia de uva
Óleo de gergelim
2 cenoura média
Couve
Salsinha picada
Pimenta dedo-de-moça cortada em meia-lua
Óleo de soja
Sal
Tomate cereja  para decorar

Preparo:
Comece preparando a guarnição, corte a cenoura já limpa, primeiro em fatias bem finas, e depois cortando essas fatias em fios.
Cozinhe por um minuto e meio apenas, para ficar al dente.
Corte a couve bem fininha e frite em óleo de soja não muito quente (60ºC, em média) por apenas um minuto e meio.
Peixe:
Esquente a frigideira e acrescente o óleo de gergelim, em quantidade suficiente para que ele cubra metade do filé.
Enquanto a frigideira esquenta, vá empanando o steak. Empane até formar mesmo uma crosta em todos os lados do filé.
Verifique se o óleo está mesmo bem quente, e coloque o steak. Frite por dois minutos e meio de cada lado. O gergelim precisa apenas ficar dourado.
Cuidado para não queimar!
Decoração
Coloque o peixe no prato e comece a decorar, acrescentando a cenoura e a couve, esquente a geleia de uva na frigideira, apenas para deixá-la mais líquida.
Despeje no prato, ao redor do peixe. Espalhe tomates fatiados sobre o filé.
Salpique a salsinha na borda do prato. Faça o mesmo com a pimenta.

MOQUECA DE CAMARÃO COM BANANA





MOQUECA DE CAMARÃO COM BANANA        (Rendimento: 4 porções)
Ingredientes
- 2 dente de alho picado
- 1 xícara (chá) de cebola picada
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1/2 xícara (chá) de caldo de peixe ou de camarão
- 3 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 2 fatia de pimentão vermelho de 5 cm
- 2 xícara (chá) de tomate picado
- 1 pimenta vermelha picada
- 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
- 1 colher (chá) de sal
- 2 xícara (chá) de leite de coco
- 650 g de camarão limpo
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 banana-da-terra cortada em rodelas
- 1 colher (sopa) de coentro
- 1 colher (sopa) de cheiro-verde

Para a farofa de banana:
- 60 g de bacon em cubinhos
- 1/2xícara (chá) de azeite
- 2/3 de xícara (chá) de farinha de mandioca
- 2 banana-nanica em rodelas
- Sal a gosto

Modo de preparo

Farofa
Doure o bacon em um pouco do azeite. Junte o restante do azeite e, depois, a farinha. Deixe tostar um pouco. Acrescente a banana e o sal e misture com cuidado para que as rodelas de banana não desmanchem.
Moqueca
Em uma panela de ferro ou antiaderente, frite o alho e a cebola no azeite de oliva. Junte o caldo de peixe, o dendê, o pimentão, o tomate e a pimenta vermelha. Deixe ferver uns instantes. Acrescente a pimenta-do-reino, o sal, o leite de coco, o camarão e o suco de limão.

Finalize com a banana-da-terra, o coentro e o cheiro-verde. Prove e, se preciso, corrija o sal. Sirva com a farofa e o arroz.

17 de abr. de 2012

FEIJOADA COM FRUTOS DO MAR



FEIJOADA COM FRUTOS DO MAR
Ingredientes 400 g de feijão branco
Água
2 dentes de alho
1 ½ cebola pequena
40 ml de azeite
60 g de tomate pelado
2 tabletes de caldo de peixe
1 kg de tentáculos de polvo
20 ml de óleo de soja
70 gramas de camarão médio
300 g de mexilhão
70 g de lula

Modo de preparo
Numa panela de pressão coloque o feijão e cubra com água (3 cm acima). Tampe a panela e leve ao fogo médio. Espere começar a chiar e cozinhe por mais 10 minutos ou até o grão ficar macio. Escorra e reserve.
Para preparar a base, amasse um dente de alho e pique meia cebola pequena. Numa panela, aqueça 10 ml de azeite e, em seguida, junte o alho. Deixe dourar e acrescente a cebola, o tomate e os tabletes de caldo de peixe. Refogue bem. Junte meio litro de água e cem gramas do feijão cozido e deixe cozinhar por dez minutos. Bata tudo no liquidificador e reserve.
Coloque os tentáculos de polvo numa panela de pressão, cubra com água, junte 20 ml de óleo e a cebola pequena. Leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos contados após começar a chiar (ou até ficar macio). Escorra, corte-os em pedaços de 6 cm e reserve. Coloque os mexilhões em uma panela, tampe-a e leve ao fogo, sem água, até abrirem as cascas. Retire as cascas e reserve. Corte a lula em anéis de 1 cm de largura e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Frite-os numa frigideira com 10 ml de azeite e reserve. Faça o mesmo com os camarões, após descascados.
Em uma panela grande, coloque 10 ml de azeite. Acrescente um alho picado e deixe dourar o restante do feijão cozido e deixe ferver por cinco minutos. Sem desligar o fogo, incorpore o polvo, os mexilhões, o caldo de peixe e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Em seguida, junte o camarão e a lula. Deixe mais 2 minutos. Desligue o fogo, jogue o coentro e mais 10 ml de azeite.Bom Apetite!!

SALADA COM FRUTOS DO MAR

 
 
 
SALADA  COM FRUTOS DO MAR
Para os frutos do mar:
1 talo de salsão
1 cenoura média
1 cebola pequena descascada e cortada ao meio
1 folha de louro
3 c sopa de suco de limão
1 c chá de sal
1/2 litro de água
450g de lula em anéis(alternativa uso de polvo ou vieiras) 
450g de camarões médios limpos
 

Para a salada:

1 x de salsão em fatias finas
1 x de cenouras em palitos finos
1/2 x pimentão vermelho em fatias
1/2 x pimentão amarelo em fatias
Um punhado de cebolinha fatiada (apenas a parte branca)
2 c sopa de salsinha picada
2 c sopa de folhas de manjericão picadas
2 dentes de alho grandes picados
6 c sopa de suco de limão
1 c sopa de vinagre de vinho branco
1/2 x de azeite extra-virgem
1/2 c chá de sal
pimenta do reino a gosto
6-8 folhas de alface rasgada
PREPARO;
Para cozinhar os frutos do mar, você vai precisar de uma panela na qual possa encaixar uma peneira ou escorredor resistente ao calor. Nela, leve para ferver o talo de salsão, a cenoura em pedaços, a cebola, a folha de louro, o suco de limão, o sal e a água.
Coloque a peneira com os anéis de lula na água e cozinhe por cerca de 2 min. Retire da água e transfira a lula para uma grande tigela. Reserve.
Repita o procedimento com as vieiras, espere que elas fiquem opacas, cerca de 3-4 min. Retire da água, corte-as ao meio caso sejam grandes e transfira para a tigela com a lula. Reserve.
Em seguida, cozinhe o camarão por cerca de 3 min. Retire da água e junte à lula e às vieiras.
Coloque o polvo dentro da panela sem usar a peneira e adicione mais água para cobri-lo caso seja necessário. Reduza a temperatura e cozinhe-o por cerca de 40-50 min.
Escorra-o e lave-o com água corrente até que esfrie completamente. Use seus dedos e uma pequena faca para remover a pele. Descarte o "bico" e a parte da cabeça. Corte os tentáculos em pedaços e junte aos demais frutos do mar.
Adicione os legumes fatiados e misture. Tempere com suco de limão, vinagre, azeite, sal e pimenta do reino. Sirva imediatamente sobre uma cama de alface.
Variações: você pode adicionar 6-8 mexilhões cozidos no vapor, ou 1/2 x de batatas cozidas em cubos, ou 1/2 x de feijões brancos cozidos. Também pode adicinar 2 colheres chá de coentro picado ao tempero.

PASTEL DE CAMARÃO

PASTEL DE CAMARÃO
IngredientesPara a massa
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 1 colher (chá) de sal
• 2 colheres (sopa) de óleo
• 1 colher (sopa) de pinga
• 1 colher (sopa) de vinagre branco
• 1/ 2 xícara (chá) de água morna
Para o recheio
• 1/ 4 de xícara (chá) de azeite
• 4 dentes de alho amassados
• 1 kg de camarões médios limpos e cozidos na água e sal
• 1/ 4 de xicara (chá) de salsa fresca picada
• Sal a gosto
• 1 e 1/ 2 xícara (chá) de farinha de trigo
Para fritar
• 3 xícaras (chá) de óleo
Faça a massa:
Em uma tigela funda, misture a farinha e o sal. Junte o óleo, a pinga e o vinagre, nessa ordem. Adicione a água morna e amasse com as mãos até dar liga. Reserve na geladeira de um dia para o outro.
Faça o recheio:
Aqueça o azeite e refogue o alho. Junte os camarões e o coentro e refogue bem. Retire do fogo e bata no liquidificador, misturando a água em que os camarões foram cozidos.
Retire e leve ao fogo, acrescentando farinha de trigo até dar o ponto de recheio, sem deixar secar muito. Deixe esfriar. Reserve.
Monte os pastéis:
Sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha, corte a massa e abra os pedaços com um rolo, deixando-os nem muito finos nem muito grossos.
Corte no formato desejado.
Recheie os pastéis
Aqueça bem o óleo e frite os pastéis, dos dois lados. Escorra- os em papel-toalha e sirva.
Bom Apetite!

PASTELÃO DE CAMARÃO COM PALMITO


PASTELÃO DE CAMARÃO COM PALMITO
MASSA:
250g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de margarina
2 gemas
aproximadamente 1 xícara (chá) de água
100g de farinha de trigo
100g de margarina
1 gema para pincelar
Recheio :
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picada
1 tomate sem sementes
100g de palmito picado
1/2kg de camarão grande  
1 copo de requeijão cremoso
1/2 xícara (chá) de salsa e cebolinha
sal e pimenta a gosto
se necessário, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo de fazer:
Recheio
Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola
Junte os tomate e o palmito e continue cozinhando
Adicione os camarões limpos, sal e pimenta
Cozinhe rápidamente
Acrescente o requeijão cremoso, a salsinha, cebolinha e a farinha de trigo
Cozinhe por mais alguns minutos e reserve
Modo de Fazer
1ªMASSA:
Em um recipiente coloque a farinha, margarina e as gemas
Mexa com as mãos, adicionando a água aos poucos
Sove a massa obtida sobre superfície lisa
Reserve
2ªMASSA:
Em um recipiente coloque 100g de farinha de trigo e 100g de margarina gelada
Mexa até obter uma farofa
Deixe gelar por alguns minutos
Abra a 1ª massa com auxílio do rolo
Espalhe a 2ª massa sobre ela
Dobre e passe novamente o rolo
Repita a operação
Divida a massa em 2 partes
Abra com o rolo e coloque em um refratório ou assadeira
Empregue o recheio
Abra a outra parte e cubra
Pincele com a gema
Leve ao forno pré-aquecido 180ºC por 35 a 40 minutos.
Bom Apetite!!

LASANHA DE SALMÃO COM FRUTOS DO MAR


LASANHA DE SALMÃO COM FRUTOS DO MAR

Ingredientes

400 g de massa para lasanha
1 l de leite quente
1 xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de trigo
400 g de salmão
200 g de marisco
200 g de camarão limpo e sem casca
200 g de anéis de lula
1/2 xícara (chá) de vinho branco
5 dentes de alho picados
2 colheres (chá) de sal
1 cebola picada
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 pitada de açafrão
400 g de mussarela ralada
200 g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo
Molho branco
Doure levemente a farinha com a manteiga, junte o leite quente, aos poucos, mexendo sempre até encorpar. Reserve.
Em uma frigideira doure o alho no azeite e a seguir o salmão. Adicione os camarões, a lula, os mariscos e o vinho. Deixe o molho reduzir um pouco, acrescente o açafrão e ajuste o sal. Retire do fogo, desfie o salmão e reserve.

Montagem Monte as camadas, começando pelo molho branco, massa, molho, recheio de salmão, mussarela, massa, molho, recheio, até que termine os ingredientes do recheio.
A última camada de cima deve ser massa, molho e parmesão. Cubra com papel alumínio e deixe no forno entre 13 minutos e 15 minutos.

Sugestão;Vinho branco sauvignon blanc ou chardonnay.
Bom Apetite!!

16 de abr. de 2012

PALETA DE OVELHA ASSADA NO FORNO

PALETA DE OVELHA ASSADA NO FORNO

Ingredientes

  • Uma paleta ou um pernil de ovelha de aproximadamente 3 quilos
    1/2 quilo de batata bolinha pré cozida

  • Para a marinar
    300 ml de vinho branco seco
    10 g de colorau
    5 g de pimenta-do-reino moída
    Sal marinho tradicional a gosto
    30 g de banha de porco
    4 folhas de louro
    400 g de cebola laminada
    70 g de alho laminado
    100 ml de azeite

Modo de Preparo

Marine a paleta com todos os ingredientes por 12 horas na geladeira, coberto com plástico filme. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por aproximadamente 2 horas, tampado com papel alumínio. Após uma hora de forno, junte as batatas pré cozidas, retire o papel alumínio e deixe dourar. Ao fatiar o cordeiro, faça cortes paralelos ao osso. Sirva com vinho tinto Malbec Bom Apetite!

PERNIL DE CORDEIRO


PERNIL DE CORDEIRO
Ingredientes:
- Uma peça de Pernil de Cordeiro limpa
-Uma cabeça de alho
-Alecrim fresco a gosto
-Manjericão fresco a gosto
-Sal grosso a gosto
-Pimenta de sua referência
Modo de preparo:
Acenda a churrasqueira 30 minutos antes de colocar a carne.
Descasque os dentes de alho e corte em forma de cunha. Lave bem os ramos de alecrim e os ramos de manjericão. Corte as pimentas ao meio e retire a parte do miolo onde ficam as sementes.
Faça cortes na peça de cordeiro. Em cada corte, acomode um pedaço de alho, um ramo de alecrim, um ramo de manjericão e meia pimenta. Em seguida, espalhe sal grosso pelo pernil .Nas partes com menos gordura, tome cuidado para não colocar sal demais, pois esses trechos salgam mais rápido.
Coloque o pernil na churrasqueira e vá virando a peça para deixar todos os lados bem tostados. Calcule meia hora de churrasqueira para cada quilo de carne. Na hora de servir, corte no sentido do comprimento da peça.

FILÉ DE PEIXE COM MOLHO DE PASSAS

FILÉ DE PEIXE COM MOLHO DE PASSAS
Para 4 pessoas
Ingredientes:
4 filês de peixe,congrio,robalo,ou outro do seu gosto
sal e pimenta do reino à gosto
azeite
molho de passas
Modo de preparo:
Cortar o peixe em filés de 180 à 200 gr. Temperar com sal e pimenta de reino. Puxar no azeite, de um lado, até ficar bem tostado (6 min). Retirar e colocar numa assadeira. Assar no forno a 180ºC durante 6 min.
Molho de passas
Ingredientes:
200 gr de manteiga
80 gr de cebola picada
2 dentes de alho picado
suco de 1 limão
50 ml de molho de soja
60 gr de passas pretas
60 gr de passas brancas
80 ml de caldo de frango ou vinho branco
coentro picado ou salsa
pimenta mignonette: pimenta do reino em grão grosseiramente quebrada ou amassada, utilizada principalmente para realçar o sabor de caldos, molhos, vinagretes, marinadas, etc.
Modo de preparo:
Preparar a manteiga noisette (receita abaixo) com 200 gr de manteiga. Juntar a cebola, o alho, o suco de limão, as passas, o molho de soja e temperar. Ferver 1 min e colocar o caldo de frango ou vinho branco. Finalizar com coentro ou salsa.
Sugestão:vinho branco sauvignon blanc. Bom Apetite!!!

12 de abr. de 2012

ARROZ CARRETEIRO DE CHARQUE


   

 
ARROZ CARRETEIRO DE CHARQUE

A História do Arroz de Carreteiro

Bom..., para entender a origem do Arroz de Carreteiro e a maneira correta de prepará-lo, vou contar a sua origem.

No Rio Grande do Sul os tropeiros tiveram um papel muito, muito importante, tanto na economia como na própria história. Eles transitavam com o gado de um lado para o outro.

Transitavam longas distâncias e com elas vinham às dificuldades. Assim, para conseguir vencer suas andanças, tinha em sua comitiva um carreteiro, em cuja carreta transportava os mantimentos. O arroz e o charque eram importantes, pois eram produtos que não pereciam facilmente.

O carreteiro era o responsável em fazer a comida dos tropeiros. Ele muitas vezes tirava o sal do charque na beira do rio. Após colocar o charque em pedacinhos, juntava o arroz. Por ser um prato forte, os tropeiros gostavam muito, recuperava a energia que tanto necessitavam. Quando o número de tropeiros aumentava e não tinha panela suficiente, usava inclusive a chaleira!

E com isso esse prato passou a chamar-se Arroz de Carreteiro.

Cada um faz essa receita a seu modo, dando o toque pessoal com os temperos que gosta. Mas a carne seca não pode faltar no preparo do arroz carreteiro. A carne seca ou charque é uma manta de carne bovina salgada e exposta em galpões para curar.

Tal preparo confere à carne um sabor especial, além de aumentar sua durabilidade fora da geladeira. O charque é facilmente encontrado em supermercados, junto aos produtos para fazer feijoada. Há várias marcas disponíveis. Como parte da embalagem é transparente, eu costumo escolher o charque pela melhor aparência. Para utilizar a carne, é necessário dessalgá-la.


Arroz Carreteiro (para 4 pessoas)


Ingredientes:
500 gramas de carne seca dessalgada e picada em cubos pequenos
4 colheres de azeite
2 xícaras de arroz branco
2 folha de louro
2 cebola média picadas
5 dentes de alho picados
1 pimenta de cheiro
4 xícaras de água quente ou quanto baste


Preparo:


Pique o charque em cubos de mais ou menos 1 cm,coloque numa panela de preferência de ferro,coloque água fria e leve ao fogo,quando querer levantar fervura(importante não deixar ferver,pois endurece o charque), escorra a água e repita este processo mais duas vezes.

Depois lave o charque com água fria, tudo na mesma panela, leve novamente ao fogo e seque bem o charque até quando começar a fritar, coloque o azeite e frite levemente o charque, coloque o alho, e frite por alguns segundos,depois coloque as folhas de louro,a cebola e frite,quando a cebola começar a ficar transparente, coloque a pimenta picada e o arroz,frite mais um pouco o arroz. Complet
e com a água quente,tendo como base sempre o dobro do que você colocou de arroz. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio até o arroz estar seco,sirva com salsa sobre o arroz.
Espero que os não conhecedores dessa história, tenham se deliciado com o sabor!!

Um vinho tinto cabernet ou malbec acompanha muito bem!

11 de abr. de 2012

PANQUECA DE BANANA COM DOCE DE LEITE












































PANQUECA DE BANANA COM DOCE DE LEITE
  • 1 tablete de chocolate
  • 1 caixa de creme de leite
  • 6 bananas
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • quantas panquecas conseguir comer
  • 1 xícara de doce de leite
  • morangos
Como preparar o recheio doce:
  1. Em uma tigela, quebre o chocolate e misture com o creme de leite. Leve ao micro-ondas por 1 minuto e mexa.
  2. Em outra tigela, fatie a banana e polvilhe com açúcar e canela. Leve ao micro-ondas por 4 minutos e pare a cada minuto para mexer.
  3. Faça camadas de panqueca, doce de leite, banana e creme de chocolate. Decore com morangos.
Não lembra como se faz massa de panqueca? Então aprenda a fazer uma massa muito fácil:
Você vai precisar de:
  • 3/4 de xícara de leite
  • 3 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
Como fazer:
  1. Leve a manteiga ao micro-ondas por 1 minuto. Junte tudo no liquidificador e bata.
  2. Unte um prato raso com manteiga, despeje a massa até cobrir o fundo do prato e leve ao micro-ondas por 1 minuto e meio.
  3. Retire com cuidado e transfira para uma travessa. Repita até acabar a massa, untando o prato com manteiga antes de fazer cada panqueca.

PANQUECA DE FRUTAS






PANQUECA DE FRUTAS


Você vai precisar de:
quantas panquecas conseguir comer
1 xícara de chantilly
1 xícara de kiwi picado
1 xícara de morango picado
calda de chocolate


Como fazer:
Passe chantilly nas panquecas e recheie com as frutas.
Dobre-as ao meio duas vezes.
Arrume as panquecas em pratinhos e decore com calda e frutas.


Se você não se lembra de como fazer a massa da panqueca, aí vai uma receita bem fácil de preparar:


Você vai precisar de:
3/4 de xícara de leite
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de manteiga


Como fazer:
Leve a manteiga ao micro-ondas por 1 minuto. Junte tudo no liquidificador e bata.
Unte um prato raso com manteiga, despeje a massa até cobrir o fundo do prato e leve ao micro-ondas por 1 minuto e meio.
Retire com cuidado e transfira para uma travessa. Repita até acabar a massa, untando o prato com manteiga antes de fazer cada panqueca.

PANQUECAS COM CARNE


PANQUECAS COM CARNE
Massa
  • 1 copo de leite (200ml)
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal

  • 800g de carne moída (prefiro acém, ou patinho, que são mais magros)
  • 2 dentes de alho espremidos ou socados
  • 1 cebola média ralada ou picadinha
  • 1 pimentão verde (opcional) em cubos
  • 2 tomates sem pele, bem vermelhos
  • 350g de molho de tomate
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 300 ml de água quente
  • 1 caldo de carne
  • Sal à gosto
  • Queijo parmesão ralado à gosto
Numa panela aqueça o azeite, em fogo brando, coloque a carne e frite, mexa com o auxílio de uma colher de pau, para que a carne fique bem soltinha. Quando estiver dourada junte a cebola, o alho, e misture. Deixe apurar 5min. Adicione os outros ingredientes, exceto o queijo, e deixe cozinhar por 15 min. Desligue o fogo e reserve.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, aqueça em fogo brando uma frigideira antiaderente untada com uma colher de chá de óleo. Com uma concha não muito grande coloque a massa no centro da frigideira e dê uma viradinha para que se espalhe, deixe dourar um lado e vire para dourar o outro, retire com uma espátula, e coloque num prato, pode colocar uma panqueca em cima da outra, elas não grudam.

Pegue uma panqueca e recheie com a carne, enrole para fechar, disponha as panquecas num refratário grande, jogue um pouco do recheio/molho por cima, coloque queijo parmesão e sirva, com arroz branco. Ficam bem molhadinhas e saborosas. (Se quiser pode levar ao forno para gratinar, com bastante queijo por cima (parmesão, mozarela). Bom Apetite!!!

5 de abr. de 2012

MUQUECA DE CAMARÃO

MUQUECA DE CAMARÃO
2kg de camarões limpos e devenados grandes
2 cebolas picadas.
4 tomates sem sementes picados.
1 pimentão vermelho 1 amarelo e 1 verde picado sem partes brancas.
sal a gosto.
pimenta ralada na hora a gosto.
1 pimenta dedo de dama sem sementes picada.
1 copo de vinho branco seco.
500ml de leite de coco.
4 colheres de massa de tomate.
salsa picada
manjericão 
1 colher de sopa de azeite de dendê
Modo de preparo;
Refogue a cebola com um pouco de azeite de oliva,acrescente os pimentões os tomates a massa de tomate e o vinho,tempere com sal e pimenta dedo de dama, refogue por 3 min.
Coloque o leite de coco, a massa de tomate, deixe ferver em fogo baixo por 5 min.
Coloque os camarões no molho fervendo, desligue o fogo e vá mexendo o camarão no molho, a temperatura quente do molho irá cozinhar os camarões.
Coloque uma colher de azeite de dendê,corrija o sal.
Ao servir coloque a salsa picada e enfeite com manjericão.
Arroz branco.
Recomendo vinho Sauvignon Blanc! Bom Apetite!!


3 de abr. de 2012

PIAVA ASSADA COM SUCO DE LARANJA

PIAVA ASSADA COM SUCO DE LARANJA
1 piava de 3 a 4 kg limpa sem escamas, o tamanho depende da quantidade de convidados.
sal a gosto
manjericão
alho a gosto picado ou ralado
vinho branco seco o quanto baste
1 copo de suco de laranja
pimenta vermelha dedo de dama sem as sementes
gengibre a gosto ralado ou picado
azeite de oliva
alecrim um ramo
1 cebola picada
Retirar todas as escamas do peixe,fazer 3 cortes ou mais na diagonal.
temperar com sal,pimenta,gengibre e os outros temperos,marinar com o vinho branco,azeite,e suco de laranja por 3 horas,na geladeira.
Envolver a piava em papel de alumínio fazendo um envelope,colocar o marinado dentro do envelope acrescentar mais azeite de oliva,fechar bem o peixe.
Pode ser usada uma forma e envolver com papel de alumínio,importante estar bem lacrada.
Assar por 1:30hs em forno a 230 graus.
Retirar o papel de alumínio e levar ao forno por 15 minutos para dourar um pouco.
Servir com arroz ou batatas assada.Vinho sauvignon Blanc combina bem.Bom Apetite!!