28 de fev. de 2013

PERNIL DE CORDEIRO


PERNIL DE CORDEIRO
Ingredientes

Carne

1 peça de cordeiro (preferência pernil ou paleta, com o osso)
1 cabeça de alho
2 ramos de alecrim fresco
Erva-doce a gosto
Pimenta-do-reino (branca, preta e rosa) a gosto
Cominho a gosto
Sal a gosto
1 limão siciliano
4 folhas de louro
3 unidades de aniz estrelado

Molho:

Caldo do cozimento da carne
1 punhado de hortelã
1 garrafa de cerveja preta amarga (long neck)

preparo:

Carne:

Faça furos razoavelmente profundos e uniformes ao longo da superfície da carne. Nestes furos coloque, o mais fundo possível, alho fatiado e algumas folhas de alecrim fresco.

Faça talhos de meio centímetro de profundidade entre os furos. Em uma vasilha, macere a erva-doce, a pimenta, o cominho e o sal e junte às raspas e ao suco do limão siciliano. Esfregue a misura com força sobre toda a superfície da peça para penetrar bem. Cubra com filme plástico ou coloque dentro de um saco de marinar. Deixe na geladeira até o dia seguinte, ou por mínimo 12h.

Em uma assadeira, coloque um pouco de água, as folhas de louro  e o aniz estrelado. Junte a carne e leve ao forno alto pré-aquecido e deixe assar por 20 minutos. Depois baixe a temperatura para média e asse por mais uma hora e meia, ou até a carne ficar macia e dourada. Se tiver uma grelha, leve a carne à brasa para dourar.

Pronto o assado, retire-o da assadeira e deixe descansar em uma tábua ou superfície antes de fatiar. Reserve o caldo do cozimento.

Molho:

Leve a assadeira com o caldo do cozimento da carne direto ao fogo no fogão e acrescente meia garrafa de cerveja preta.

Raspe bem o fundo da assadeira juntando todos esses sabores que saíram da carne e deixe essa mistura reduzir à metade em chama média. Junte um punhado de hortelã e deixe descansar por alguns minutos antes de servir junto com o cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário