4 de ago. de 2013

CHICO BALANCEADO COM BANANA E SUA HISTÓRIA



CHICO BALANCEADO COM BANANA
2 xícaras de açúcar
5 bananas nanicas
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
3 gemas
3 claras
6 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Caramelize um refratário com as 2 xícaras de açúcar
Reserve
Leve ao fogo em uma panela o leite condensado, o leite, as gemas peneiradas e o amido de milho até começar a ferver
Deixe amornar
Pique as bananas, em pedaços diagonais, com mais ou menos 1 cm de espessura
Disponha no refratário, sobre o caramelo frio, arrumando-as lado a lado
Despeje o creme sobre as bananas
Bata as claras em neve e acrescente, aos poucos, as 6 colheres de açúcar
Faça uma camada sobre o creme de leite condensado
Leve ao forno para dourar o merengue
Sirva gelado
Informações Adicionais;
Se você tiver maçarico culinário, pode montar em porções individuais e dourar a clara com o maçarico. Dica para quem não quer usar claras em neve cruas: Bata as claras em neve, leve ao fogo 6 colheres de açúcar cheias com 3 colheres de água, deixe até formar um caramelo bem clarinho (se tiver termômetro deixe a 118°C). Depois derrame essa calda nas claras em neve, batendo na batedeira até esfriar. A calda quente vai cozinhar a clara e vai ficar um merengue bonito e brilhante, ideal para dourar no forno ou com maçarico.



HISTÓRIA DO CHICO BALANCEADO

Em toda pesquisa, o Chico Balanceado desponta como típica iguaria gaúcha.
Mas, Santa Catarina e Paraná também disputam o doce. Na outra ponta do País,em Pernambuco, o doce tem o nome de Manezinho Araújo e, portanto, as regiões Sul e Nordeste se conectam por meio de um doce caminho de creme de ovos,banana e açúcar. Em  Minas Gerais, conhecido como Manezinho Araújo.

Mas afinal, qual é a origem desta receita? E qual foi o primeiro estado a eleger o doce como sobremesa? Uma pergunta que tentarei com calma buscar resposta para ela nos livros históricos sobre a gastronomia brasileira. Infelizmente esta curiosidade o São Google não foi capaz de matar.
Ou, se por acaso nada encontrar a este respeito, chegarei à conclusão mais simples: no Brasil, não temos registros precisos sobre a comida do passado e do presente. Não há codificação e, portanto, a evolução gastronômica se perde entre as antigas casas de fazenda, moendas, casas-grandes, roçados, senzalas, macombos e por aí vai.
Antigamente, a tradição era oral: a avó ensinava a mãe, que passava para a filha, que reproduzia para a neta. As nossas bisavós, na maior parte, eram analfabetas e, portanto, não tinham a menor condição de registrar as receitas. A minha mãe por exemplo, esta longe de ser analfabeta, muito antes pelo contrário! Mas como aprendeu esta receita com a minha avó, me ensinou a prepará-la "no olho".Espero que esta receita fique perpetuada entre nossos filhos e netos,por ser muito saborosa e considerada uma sobremesa tradicional, e apreciada  em muitos estados, e deixo também registrada para os leitores e no meu blog.

12 comentários:

  1. Sou gaúcho e desde criança sempre apreciei esse doce, primeiro feito pela minha mãe e depois minha irmã. Ensinei a receita para minha esposa goiana que a faz com maestria. E assim a cultura culinária brasileira vai se perpetuando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma receita antiga mesmo , sou de Chapecó-SC minha mãe sempre fazia amooooo

      Excluir
  2. Comi um Sabayon na França que lembra bastante o Chico Balanceado e falaram que é de origem italiana!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por sanar um duvida de décadas

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Porto Alegre
    Principalmente na minha casa tem semprw aos fim de semana aprendi com minha mãe é agora pasei pra minha filha
    Amamos este doce

    ResponderExcluir
  5. CHICO BALANCEADO -E DA O NONE PORQUE UM MENINO DE NOME CHICO AO PERGAR O DOCE PRA COMER COMECOU A BALANCAR PRA DESGRUDAR AS BANANAS E A MAE GRITA CHICO NAO BALANCA.AI FICOU CHICO BALANCEADO.

    ResponderExcluir
  6. Sempre soube que o nome Chico vem do nome de macaco, daí as bananas e balanceado pelas camadas diversificadas que balançam.

    ResponderExcluir
  7. Mas pesquisei e tem várias receitas sem a banana

    ResponderExcluir