15 de abr. de 2013

HISTÓRIA DO CURRY



HISTÓRIA DO CURRY
O que é o curry? Hoje, a palavra descreve um número desconcertante de legumes guisados ​​de carne picante e de lugares tão longínquos como o subcontinente indiano, no Pacífico Sul, e Ilhas do Caribe. Há pouco consenso sobre o que realmente constitui um curry. E, até recentemente, como e quando caril apareceu pela primeira vez era um mistério culinária também.


O termo provavelmente deriva kari , a palavra de molho em Tamil, um idioma sul-indiano.Perplexo com grande variedade dessa região de pratos salgados, 17 ª do século comerciantes britânicos aglomeradas todos eles sob o termo de curry . Um curry, como os britânicos definiu, pode ser uma mistura de cebola, gengibre, açafrão, alho, pimenta, pimenta, coentro, cominho e outros temperos preparados com marisco, carne ou legumes.

Essas curries, como o curry que conhecemos hoje, foram o subproduto de mais de um milênio de comércio entre o subcontinente indiano e outras partes da Ásia, o que proporcionou novos ingredientes para apimentar tradicionais guisados ​​indianos. Após o ano 1000, os muçulmanos trouxeram suas tradições próprias de cozinha do oeste, incluindo o uso pesado de carne, enquanto os comerciantes indianos levados para casa especiarias novos e exóticos como dentes do Sudeste Asiático. E quando o construído Português-se os seus centros comerciais, na costa oeste da Índia, no 16 º século, jogaram pimenta do Novo Mundo para o pote. (Seu picante vindaloo pode soar como Hindi, mas, na verdade, a palavra deriva dos termos portugueses para os seus originais ingredientes centrais:. vinho e alho)
Anúncio

Mas o curry original, anterior à dos europeus presença na Índia por cerca de 4.000 anos. Os moradores que vivem no auge da civilização do Indo usado três ingredientes chave caril-alho, gengibre e açafrão em sua cozinha. Esta proto-caril, de fato, foi comido muito antes de árabes, os comerciantes chineses, indianos e europeus dobraram os oceanos nos últimos mil anos.

Você pode estar se perguntando como na terra, ninguém pode saber o que as pessoas estavam cozinhando 4.500 anos atrás. Enquanto os antigos deixaram para trás a abundância de vasos quebrados e fundações de tijolos de barro da casa, eles geralmente não nos deixou suas receitas. E alimentos, ao contrário de panelas, rapidamente decair.

Mas, graças aos avanços tecnológicos, os cientistas podem identificar pequenas quantidades de restos de plantas deixadas por refeições cozinhadas milhares de anos atrás. Não é uma tarefa fácil, os pesquisadores devem reunir esqueletos estavam em ruínas e encontrar antigos pratos sujos antes de usar microscópios potentes laboratório para identificar os ingredientes de pratos antigos. Mas o esforço está valendo a pena, na forma de evidências de que caril pode ser muito, muito mais velho do que se pensava anteriormente.

A sociedade Indo começou a florescer em torno do mesmo tempo que os antigos egípcios construíram suas pirâmides e mesopotâmios construíram as primeiras cidades grandes no Iraque de hoje. Apesar de ser menos conhecido do que os seus primos mais famosos para o Ocidente, a civilização Indus ostentava uma meia dúzia de centros de grandes e cuidadosamente planejado urbanas com água sofisticado e sistemas de esgoto incomparáveis ​​até a época romana. Durante seu auge, entre 2500 aC e 1800 aC, o Indus dominado uma área de terra maior que qualquer antigo Egito ou da Mesopotâmia, que abrange grande parte do Paquistão de hoje e mais do oeste da Índia, no extremo oeste, da costa iraniana, tão ao norte como o Afeganistão, e, tanto a leste como os subúrbios de Nova Delhi. Mas ao contrário da escrita hieroglífica e cuneiforme da Mesopotâmia, Egito e escribas, os símbolos estranhos deixados para trás por seus colegas Indo ainda não foi decifrado por estudiosos de hoje. Decifrar suas tradições alimentares tem, até recentemente, sido igualmente desafiador.


Os arqueólogos já sabiam como identificar algumas sobras antigos. O maior avanço ocorreu na década de 1960, quando começou a cair escavadoras solo de seus sites, particularmente em lugares onde a comida provavelmente foi preparado-para telas de malha. Os cientistas então lavou a terra afastado com água, deixando para trás pequenos pedaços de pedra, ossos de animais, sementes e pequenos de trigo, cevada, milho-miúdo e feijão. Este método de flutuação permitiu aos cientistas reunir um esboço de uma dieta antiga."Mas as especiarias são ausentes na macro-botânico recorde", diz o arqueólogo Arunima Kashyap Universidade Estadual de Washington Vancouver, que, junto com Steve Weber, fez a descoberta.

Trabalhando com outros arqueólogos indianos e norte-americanos, os dois aplicados novos métodos para identificar os restos indescritível de especiarias que não aparecem em tanques de flutuação. Em vez de analisar sujeira do Indus cozinhas, coletaram panelas da antiga cidade de Farmana, um acordo modesto que prosperou no final do terceiro milênio  (Hoje, ele é um oeste duas horas de carro de Nova Deli.) Eles também obteve dentes humanos a partir de o cemitério da mesma época.


Voltar em seu laboratório, Kashyap usou o que é conhecido como análise de grãos de amido. O amido é a principal forma que as plantas armazenam energia, e pequenas quantidades de que pode permanecer muito tempo depois de a planta em si tem se deteriorado. Se uma planta foi aquecida-cozido em um dos fornos de estilo tandoori frequentemente encontradas em sítios do Indo, por exemplo, em seguida, os seus pequenos restos microscópicos pode ser identificado, uma vez que cada uma das espécies de plantas deixa a sua própria assinatura específica molecular. Para um leigo olhando através de um microscópio, aqueles permanece olhar como bolhas aleatórias.Mas, para um pesquisador cuidadoso, eles contam a história do que um cozinheiro caiu na panela do jantar há 4.500 anos.

Examinando os dentes humanos e os resíduos das panelas, Kashyap avistou os sinais reveladores de cúrcuma e gengibre, dois ingredientes fundamentais, ainda hoje, de um curry típico. Isto marcou a primeira vez que pesquisadores haviam encontrado traços inconfundíveis de especiarias na civilização do Indo. Querendo ter certeza, ela e Weber levou para suas cozinhas, em Vancouver, Washington. "Temos receitas tradicionais, pratos cozidos, em seguida, examinou os resíduos para ver como as estruturas quebrou", Weber lembra. Os resultados combinados que tinham descoberto no campo. "Então, nós sabíamos que tínhamos o registro mais antigo de gengibre e açafrão." Datada de entre 2500 e 2200 aC, os achados são a primeira vez tempero foi identificado na Indo. Eles também encontraram um dente de alho carbonizada, uma planta que foi utilizado nesta época por cozinheiros do Egito para a China.


Eles encontraram evidências de apoio adicional de gengibre e açafrão uso em dentes vaca antigos descobertos em Harappa, uma das maiores cidades do Indo, localizado no Paquistão a oeste da fronteira com a Índia. Por que gado a comer caril pratos de estilo?Weber observa que na região hoje, as pessoas costumam colocar sobras fora de suas casas para que passeiam vacas para mastigar. Existem inúmeras imagens antigas Indo de gado em terracota selos, sugerindo que durante os tempos do Indo, as pessoas podem ter considerado como vacas sagradas, como os hindus fazem hoje. As ruínas Harappan também contêm evidências de frangos domésticos, que provavelmente foram cozidos em fornos tandoori aqueles estilo e comido.

E o que seria um proto curry-se sem um lado de arroz? Muitos arqueólogos pensavam que os povos Indo eram restritos a alguns grãos como trigo e cevada. Mas arqueólogo da Universidade Cambridge Jennifer Bates, parte de um conjunto indiano-britânico equipe, tem vindo a analisar a abundância relativa de várias culturas em dois locais da vila perto de Masudpur de hoje, também a oeste de Nova Deli. Ela descobriu que os moradores cultivavam uma grande variedade de culturas, incluindo o arroz, lentilhas e feijão verde.Encontrando quantidades significativas de arroz foi uma surpresa particular, uma vez que o grão foi pensado para ter chegado apenas no final da civilização Indus. Na verdade, os habitantes de uma aldeia parecem ter arroz preferido para trigo e cevada (embora o milheto foi a cultura favorito).

O que isso significa para a forma como pensamos sobre a culinária do sul da Ásia, hoje?Graças a Kashyap e Weber, sabemos que curry é não só entre os pratos mais populares do mundo, mas também pode ser a mais antiga cozinha continuamente preparado no planeta. Vasant Shinde, arqueólogo da Universidade de Pune, na Índia, que dirige a escavação em Farmana, está encantado com a descoberta. Ele diz que o achado demonstra que a civilização do Indo foi pioneiro não só canalização bom e bem planejadas cidades, mas um dos mais amados do mundo cozinhas. "Tenho vindo a defender há muito tempo que as pessoas [Indo] são responsáveis ​​por introduzir a maior parte das tradições do sul da Ásia", diz ele, "e isso inclui frango tandoori."
Este artigo foi publicado originalmente  Washington State University Vancouver 

2 comentários: