15 de abr de 2013

PASTEL DE CHOCLO À ELOISA


PASTEL DE CHOCLO À ELOISA
Uma torta divina, que vem a ser o prato típico nacional do Chile, criada pelos índios mapuches, modificada com ingredientes brasileiros,receita desenvolvida especialmente  para minha irmã Eloisa Schmitt,residente no Chile.

Ingredientes:
8 espigas de milho
1 kg de carne moída
4 xícaras de cebola picada bem fininha
1 colher de chá de cominho
1 colher de chá de páprica picante
1 xícara de leite
1 xícara de azeitonas preta
50 gramas de uvas passas
1 e ½ kg de frango
2 e ½ colher de chá de açúcar (para polvilhar)
óleo de milho ou girassol
sal
pimenta
Modo de preparar:

1 - Leve uma panela média ao fogo, coloque um pouco de óleo e quando estiver quente, junte a carne e deixe dourar, acrescente a cebola picada em cubinhos pequenos, as passas previamente hidratadas, cominho, sal, e pimenta. Mexa tudo muito bem com uma colher de pau.
Refogue em fogo lento por uns 15 minutos.
Retire do fogo e junte as azeitonas pretas.

2 - Lave e limpe muito bem o frango, corte em pedaços pequenos e em uma outra panela, refogue com um pouco de azeite bem quente por uns 25 minutos. Se for necessário, adicionar ½ xícara de caldo de galinha.

3 - À continuação;
Lave bem as espigas de milho, e com uma faca separe os grãos da espiga, coloque os grãos de milho em um liquidificador e em seguida coloque este creme de milho em uma outra panela em fogo lento e acrescente aos pouquinhos o leite. Se notar que está ficando muito liquida, não utilize toda a xícara de leite. Deixe cozinhar em fogo médio por 2 a 4 minutos para que fique espessa. Mexa muito bem com uma colher de pau para não grudar.

4 - Para terminar, coloque em uma travessa refratária ou em uma panela de barro, a carne moída, e os pedaços de frango bem distribuídos. Despeje a massa de milho com leite sobre a carne e o frango, cobrindo completamente. Alise bem a massa de milho com uma colher molhada. Polvilhe com açúcar e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos em uma temperatura media. Posteriormente suba a temperatura ao máximo por mais 10 minutos.
Obs; Para decorar, salpique salsa desidratada.
Espero que mi hermana que le guste esta receta!!!!Bjs..

Um comentário: