19 de fev de 2014

HAMBÚRGER DE SIRI DO BOB ESPONJA




HAMBÚRGER DE SIRI DO BOB ESPONJA
Rende: 4 porções

Ingredientes
500g de carne de siri (cozido)
1/4 de cebola roxa
2 dentes de alho
1/4 de polpa de pimentão vermelho (asse o pimentão na chama do fogão e tire a pele e as sementes)
Páprica picante a gosto
Coentro picado a gosto
1 ovo
Farinha de rosca para dar a liga (no máximo 1 xícara)
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Suco de meio limão

Para o molho secreto
3 gemas
100ml de azeite de oliva
2 dentes de alho
3 picles de pepino picados de forma minúscula
2 colheres de sopa de alcaparras picadas
Salsinha picada
1 colher de sopa de mostarda dijon
Sal e pimenta a gosto

Guarnições
Queijo mussarela
Pão de ovos ou de gergelim
Alface
Tomate
Molho especial

Preparo

Para os hambúrgueres
Descongele a carne de siri, escorra toda a água sim, vai soltar água a lot. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a cebola e o alho cortado em cubinhos minúsculos, a pasta de pimentão, o ovo, o limão, o coentro. Misture tudo até que fique uniforme. Vá acrescentando a farinha aos poucos, até dar o ponto. Atenção, deve continuar úmido porque o que dá liga em hambúrgueres de carne comuns é a gordura do boi que não existe nesse processo. Por isso, você terá que moldar na mão ou com um aro de metal. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e frite os hambúrgueres. Coloque fatias de queijo sobre eles e leve ao forno para derreter.

Para o molho especial bata as gemas com um fouet até que elas fiquem amarelo claro e vá acrescentando o azeite aos poucos, em fio, como na maionese, até que fique um creme consistente. Se tiver um mixer essa é a hora de usar. Depois junte os temperos, alho, sal, salsa e mostarda. Por último coloque o picles de pepino e as alcaparras bem picadinhos. Misture tudo e deixe esfriar na geladeira em um recipiente tampado.

Leve o pão ao forno partido ao meio para tostar. Pincele o molho nas duas fatias e coloque o hambúrguer já com queijo derretido, uma folha de alface e duas rodelas de tomate. Para acompanhar você pode fazer anéis de lula à dorê. Coma e seja feliz como o Bob!

Nenhum comentário:

Postar um comentário