19 de jan de 2014

TAJINE MARROQUINO


TAJINE MARROQUINO
A tajine é um prato típico de Marrocos. Basicamente é o nome da panela, feita de barro cozido envernizado, sendo que também pode ser pintado.

Como é uma panela que resiste a altas temperaturas, serve para cozinhar directamente, até porque também a sua tampa, em forma de cone, faz com que o vapor não saia e volte para o fundo da panela.

A base é depois levada para a mesa para servir o cozinhado. Os pratos confeccionados nas tajines são feitos a baixas temperaturas, conseguindo com que as carnes fiquem mais macias e tenras.
Receita de Tajine de Vaca


Ingredientes da receita
Azeite
500g de vaca sem gorduras
1 cebola grande
2 dentes de alho
Tomate em pedaços
Corações de alcachofra
½ beringela
1 limão
Canela, cominhos, cravinho, caril, coentros
Sal e pimenta

Modo de preparação da receita

Esta tajine de vaca leva inúmeras especiarias. Primeiro de tudo tem de cortar a carne aos cubos. Na tajine coloque azeite, leve ao lume, e deixe alourar todos os lados dos cubos de carne. Adicione depois a cebola, cortada aos pedacinhos, os alhos esmagados, o tomate e a beringela também aos cubos.

Tempere tudo com sal, pimenta, canela, cravinho e caril. Regue toda a mistura com água a ferver e deixe cozinhar em lume branco, até a carne se apresentar macia.

Só aí é que deve juntar os corações de alcachofra e cortar rodelas de limão para colocar em cima do cozinhado. No final, pode colocar coentros e servir esta tajine com cuscuz, se desejar

Nenhum comentário:

Postar um comentário