19 de jan de 2014

TAJINE MARROQUINO DE CORDEIRO



TAJINE MARROQUINO DE CORDEIRO
Se você é uma pessoa que gosta de comidas exóticas, agridoces e com os incríveis sabores do mediterrâneo, essa receita é indispensável! Você tem que experimentar. Não exige quase nenhum trabalho, somente, um bom tempo de cozimento.

Quando fui a Marrocos, esse foi um dos pratos típicos do local que mais me encantou. A Tajine é uma panela típica da tradição culinária marroquina e, dentro dela, são cozidos ingredientes variados em cima de brasas. É servida no chão, posicionada no centro de um grupo de pessoas onde todos comem do mesmo prato. Com a tajine serve-se sempre o couscous marroquino. Este é um acompanhamento presente na maioria das refeições e combina perfeitamente com o cordeiro. As especiarias e temperos dessa receita dão o toque especial e exótico ao prato e tenho certeza que irá encantar você do mesmo modo que a mim.

INGREDIENTES.
1 paleta de cordeiro (remova o máximo que puder da capa de gordura e corte a carne em cubos médios)
4 cebolas grandes fatiadas em meia lua
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão-da-terra)
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de chilli em pó
1 pitada de sal
2 colheres de mel
1 punhado de tâmaras
1 punhado de damascos
1 punhado de amêndoas douradas e crocantes
Hortelã picada
Em uma panela grande refogue as cebolas até dourarem. Acrescente a pimenta picada e a carne em cubos. Adicione as especiarias em pó e misture bem, deixando a carne adquirir um pouco de cor. Em seguida, acrescente água quente até cobrir a carne, tampe e deixe em fogo brando por 1h e meia. Após esse tempo, sua carne já estará bem macia e é hora de acrescentar o sal, não acrescente antes, pois ele pode endurecê-la. Junte as frutas secas e o mel e deixe em fogo brando por mais 30 min. Durante esse tempo as frutas secas irão absorver o sabor da carne e reidratar enriquecendo o molho com o seu sabor. Uma vez pronto, transfira tudo para dentro de sua tajine, dê uma leve chuva de amêndoas douradas e um pouco de hortelã picada por cima. Experimente essa tajine de cordeiro e terá uma pequena ideia das delicias típicas marroquinas sendo esta feita em sua casa para você e os seus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário