5 de jan. de 2014

SALADA COM FRUTOS DO MAR E POLVO GRELHADO AO MOLHO TARÊ



SALADA COM FRUTOS DO MAR E POLVO GRELHADO AO MOLHO TARÊ
Ingredientes;
Nesta receita não vou colocar as quantidades, fica a critério e a quantidade a ser feita.
1 polvo limpo desviscerado
folhas verdes diversas do seu gosto.
tomates cerejas
cebola roxa
frutos do mar em vinagrete,camarões,lulas,mexilhões
gergelim torrado
molho tarê
molho italiano a moda Samburá(receita no blog)
tomate seco
azeite de oliva
Polvo;
Lave bem o polvo, especialmente as ventosas em água corrente, coloque o povo numa panela de pressão,sem nem um líquido,somente o polvo,feche a panela e leve ao fogo baixo, quando começar a chiar ou sair vapor, observe o tempo em seu relógio, e deixe por exatamente, 1;30 min(importante, pois se passar deste tempo o polvo fica duro, se for menos fica duro também, sei que pode ser exagero, mas não é. Depois, desligue o fogo e deixe o polvo na panela tampada por 15min.
Abra a panela, e retire o polvo, sem passar na água fria, corte os tentáculos no sentido central, coloque eles ainda quente em sentido reto numa forma e deixe esfriar normalmente.
Após esfriar, lave em água corrente levemente e corte em sentido oblíquo pedaços não muito pequenos, mantendo alguns maiores para melhor visualização no prato.
Aqueça um frigideira com um pouco de óleo de oliva, mistura com azeite de canola,grelhe rapidamente os pedaços de tentáculos com fogo alto, coloque um pouco de sal, coloque alho picado torrado, e mexa rapidamente, coloque molho tarê  a gosto, e mexa, coloque um pouco de molho italiano a moda Samburá. 
Coloque dentro de uma forma que usará para servir, adicione mais um pouco de molho italiano, salsa picada fresca,gergelim torrado.
Sobre o polvo coloque as folhas verdes levemente rascadas com as mãos, os tomates secos,tomates cerejas, caso goste pode ser colocado cebola roxa cortada bem fina.
Misture tudo e adicione mais um pouco de molho italiano e azeite de oliva, e mais um pouco de gergelim torrado.
Sirva com baguete de pão torrado.
Obs; caso queira fazer o molho tarê;
MOLHO TARÊ.
coloque numa panela 
500ml de shoyu tradicional
200grs de açúcar
3 pedaços grande de gengibre
Cozinhe tudo em fogo baixo,mexendo quando necessário,para não grudar no fundo da panela, e até reduzir para 1/3, deixe esfriar e retire os pedaços de gengibre, coloque num frasco e mantenha em lugar fresco.
Frutos do mar ao vinagrete;
passe rapidamente os frutos do mar, descongelados e limpos em água fervente, depois em água fria. Coloque todos num frasco de vidro com vinagre branco,sal, pimenta, e água fervida fria. Coloque na geladeira e use sobre a salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário