8 de dez de 2013

PEITO DE PATO COM LARANJA


PEITO DE PATO COM LARANJA
Ingredientes;

2 peitos de pato com aproximadamente 350g cada um
4 laranjas (valenciana, ou as de suco)
1/4 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de água
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
2/3 de caldo de pato (se não tiver use um de frango ou de legumes)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
1. Com a ajuda de um descascador de vegetais, descasque 2 laranjas tentando que cada casca que você tirar tenha em torno de 6cm de comprimento. Com a ajuda de uma faca pequena (de ofício) tire cuidadosamente aquela pele branca que fica na casca. Para esse prato vamos querer somente a parte amarela da casca pois a parte branca deixa um gosto um tanto amargo. Depois disso corte as cascas em julienne (Tiras de 6cm x 2mm). Leve as cascas em julienne ao fogo com água para cobrir. Quando ferver, coe em uma peneira e passe por água fria (aqui estamos branqueando as cascas, ok?. Repita essa operação 3 vezes e reserve as cascas quando terminar. Esprema essas laranjas que você descascou e reserve o suco. Pegue as outras laranjas e retire apenas a polpa em forma de gomos . Reserve os gomos e esprema o que sobrou da laranja e junte ao outro recipiente que já estava com o suco.
2. Coloque uma frigideira grande no fogo médio e deixe esquentando enquanto prepara o prato. Com a ajuda de uma faca bem afiada, faça cortes em diagonal na pele do peito do pato, formando uma espécie de pequenas "favas". Esse processo é importante para ajudar o excesso de gordura sair. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque os peitos  com a gordura para baixo. Deixe grelhar por aproximadamente 7 minutos. Se formar muita gordura, no meio do tempo descarte-a. Vire os peitos e deixe grelhar por mais 4 minutos (o tempo vai depender da espessura do peito). Retire os peitos da frigideira e mantenha-os aquecidos enquanto prepara o molho ( cobrir em papel alumínio).
3. Enquanto o pato descansa vamos fazer o molho. Em uma panela de fundo grosso, faça um caramelo claro com o açúcar e a água. Misture os dois e leve ao fogo médio, não mexa para o caramelo não passar do ponto, ok? Quando estiver naquela cor âmbar, você pode agregar o vinagre e o suco de laranja. Misture bem para dissolver o caramelo e deixe reduzir pela metade. Quando tiver reduzido acrescente o caldo e as cascas que foram branqueadas. Deixe reduzir novamente até obter uma consistência de molho. Apague o fogo e acrescente a manteiga aos poucos batendo com um fouet. Acrescente os gomos da laranja.
4. Corte o peito do pato e fatias e cubra com o molho. Eu servi com um purê de couve-flor e casou perfeitamente!
Para o purê você vai precisar de:
3 xícara de couve-flor (que deve ter sido higienizada) cortada em pequenos floretes
1/2 xícara de caldo de legumes
1/2 colher (chá) de sal
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo;
1. Em uma panela leve a couve-flor com o caldo de legumes, o sal e o dente de alho para cozinhar com a tampa fechada até que fique bem macia, aproximadamente 10 minutos. Retire do forno e bata no processador com o creme de leite. Retorne a panela e acrescente a manteiga, deixe incorporar bem e prove o sal, se necessário tempere novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário