25 de out de 2013

OSSOBUCO DE VITELA COM ARROZ


OSSOBUCO DE VITELA COM ARROZ
Para quem não sabe, o Ossobuco é o corte da perna do boi onde o osso é rodeado de carne. É um prato tipicamente italiano da região da Lombardia, especificamente da cidade de Milão. O ingrediente especial do prato é o tutano que fica no interior do osso.

Nessa receita tradicional de mais de 150 anos, o ossobuco, cortado em rodelas, é cozido com cebola, cenoura, aipo e tomates pelados e servido com arroz branco. O colágeno liberado pelo osso proporciona um prolongamento do sabor o que torna esse prato realmente especial.
Ingredientes
4 Ossobucos com 5cm de altura
1 cebola média
1 cenoura média
1 talo de aipo
Casca de limão siciliano
1 dente de alho
2 latas de tomate pelado peneirado
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1½ xícara de vinho branco
Azeite
4cl de manteiga
Farinha de trigo
Sal e pimenta
Salsinha

Instruções
Pique a cebola, cenoura, aipo e a casca do limão siciliano. Drene os tomates pelados, transforme em um purê e junte com o extrato de tomate.
Aqueça uma panela de molho com azeite em fogo médio e junte 2 cl de manteiga. Refogue os vegetais por 10 minutos e adicione a pasta de tomate. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhando por 20 minutos.
Enquanto isso, tempere os ossobucos com sal e pimenta e cubra com a farinha de trigo dos dois lados. Aqueça uma cassarola grande e aqueça o restante da manteiga. Quando ela estiver derretida doure os dois lados da carne (3 minutos cada) e adicione o vinho branco e deixe evaporar em fogo baixo por cerca de 20 minutos.
Passe o molho em um processador, cubra os ossobucos, adicione o alho inteiro e deixe cozinhando em fogo baixo por mais 40 minutos. Vire e a carne e deixe por mais 35 minutos. Quando estiver pronto adicione a salsinha picada e sirva com um risoto ou arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário