18 de out. de 2013

MOLHO SWEET CHILLI




MOLHO SWEET CHILLI
Uma das mais saborosas invenções da humanidade é chamada em inglês de “Sweet Chilli Sauce”. Minha descrição para este molho da culinária asiática é simplesmente fantástico. Este molho consegue interagir com qualquer alimento frito de maneira que nenhum outro, talvez o Tarê, consegue. É quase possível de comer somente ele, sem acompanhamento algum.
Sua origem provável é tailandesa, por ser uma culinária que utiliza muito o recurso agridoce em seus pratos, porém sempre ficamos na dúvida com relação sua real origem. Devido ao seu sabor bem adocicado, o tempero dos itens que ele acompanha deve ser puxado um pouco mais para o salgado, evitando assim que o alimento acompanhado do molho fique muito adocicado ao nosso paladar. Abaixo a receita deste fantástico molho que vai bem com qualquer empanado frito, seja ele, frango, carne, frutos do mar e etc.
Ingredientes:
250g de açúcar
250 ml de vinagre de arroz
5 dentes de alho
4 pimentas dedo de moça ou 2 colheres de sopa de pimenta calabresa
25g de gengibre fresco
Modo de preparo:
Descasque e pique o alho. Corte as pimentas ao meio longitudinalmente e retire as sementes (se quiser um sabor mais picantes, deixe-as). Pique as pimentas finamente. Com a ajuda de uma colher, descasque o gengibre e rale-o finamente ou se preferir, pique-o como a pimenta. Em uma panela pequena, junte o açúcar e o vinagre e leve a fervura. Com o auxilio de uma colher de pau, continue mexendo até que o açúcar se dissolva por completo. Abaixe o fogo e deixe o caldo em cozinha por aproximadamente 10 minutos. Junte o alho, a pimenta e o gengibre. Cozinhe por mais uns 5 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e sirva de acompanhamento com qualquer tipo de fritura ou mesmo prato de saladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário