9 de out de 2013

CRÈME BRÛLÉE DE MARACUJÁ


CRÈME BRÛLÉE DE MARACUJÁ


Ingredientes

4 maracujás
450 ml de creme de leite fresco
6 gemas
100g de açúcar

Modo de fazer

Preaqueça o forno a 150ºC.
Passe a polpa de maracujá por uma peneira, para obter 100 ml de suco de maracujá. Reserve o suco.

Coloque as gemas e metade do açúcar numa tigela. Bata bem (na batedeira ou com um fouet) até ficar com uma mistura leve e clara. Coloque o creme de leite numa panelinha para ferver e assim que estiver chegando ao ponto de fervura, desligue. Vá derramando o creme de leite aos poucos na mistura com os ovos e vá mexendo com um fouet sem parar, para que o creme se incorpore à mistura. Devolva a mistura à panela, em fogo bem brando, e mexa por uns 5 minutos ou até a mistura engrossar. Estará no ponto quando a parte de trás de uma colher ficar coberta com a mistura.
Acrescente o suco de maracujá e mexa, para incorporar. Divida a mistura em ramequins e leve-os a uma assadeira. Derrame água fervendo na assadeira até que chegue à altura da metade dos ramequins. Leve ao forno por 40 minutos, para assar em banho-maria.
Retire do forno e transfira para uma grelha para esfriar por umas 2 horas. Depois ponha na geladeira e deixe descansar por algumas horas.
Na hora de servir, espalhe o restante do açúcar igualmente nos ramequins e use um maçarico para queimar o açúcar até formar a crosta.
Rendimento: 4 a 6 porções (conforme o tamanho dos ramequins)


Nenhum comentário:

Postar um comentário