9 de out. de 2013

CAMARÃO À MARTA ROCHA


CAMARÃO À MARTA ROCHA
Camarão à Marta Rocha, quem não se lembra? Entre os mais antigos, é claro, pois os mais jovens talvez nem saibam que é a senhora em questão (baiana belíssima, foi miss Brasil nos anos 50 e por uma polegada não conquistou o título de miss universo, gerando uma indignação nacional naquele tempo em que se dava importância para esse tipo de concurso).
O vinho para acompanhar. Belo chardonnay chileno, macio e aveludado, tudo a ver com o molho cremoso dos pratos.
Marta Rocha recebeu dos cozinheiros (na época não se usava dizer chef) de então duas homenagens significativas, com pratos batizados por seu nome. A Torta Marta Rocha até hoje está presente em buffets de aniversários e casamentos. Mas o Camarão à Marta Rocha praticamente sumiu das mesas.

Camarão à Marta Rocha

Ingredientes:

300g de camarão limpo
100g de cogumelo Paris cortado em lâmina
1 colher de sopa de manteiga sem sal
100g de cebola picada
1 dose de conhaque
1 dose de vinho branco
100g de queijo catupiry
1 ½ xícara de chá de creme de leite
6 claras de ovo em neve
sal a gosto

Preparo

Lave o camarão com água e limão, depois tempere com sal e pimenta branca a gosto.
Leve a frigideira ao fogo com uma colher de manteiga sem sal, coloque a cebola e o alho picado, refogue o camarão e depois flambe com uma dose de conhaque. Acrescente uma taça de vinho branco, o creme de leite, champignon, queijo catupiry e deixe cozinhar por seis minutos.
Após cozinhar, coloque tudo em uma tigela refratária profunda, cubra com as claras em neve e o queijo parmesão e leve ao forno (270g) por 5 minutos.

Rendimento: 4 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário