30 de set. de 2013

RAVIÓLI DE RICOTA E ESPINAFRE COM MANTEIGA E SÁLVIA



RAVIÓLI DE RICOTA E ESPINAFRE COM MANTEIGA E SÁLVIA
Ingredientes
Recheio
2 xícara(s) de chá de ricota
1 xícara(s) de chá de espinafre cozido e espremido
1/2 xícara(s) de chá de queijo parmesão ralado
1 gema de ovo
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
noz-moscada a gosto
Massa
400 grama(s) de farinha de trigo
4 ovos
2 colher(es) de chá de água
Molho
4 colher(es) de sopa de manteiga
16 folha(s) de sálvia fresca
Modo de preparo
Recheio

Em uma panela, refogue o espinafre no azeite e, depois de frio, misture os demais ingredientes. Tempere com sal, pimenta e a noz-moscada. Reserve.
Massa

Coloque a farinha em uma superfície plana e faça uma cova no meio. Acrescente os ovos. Depois misture tudo delicadamente com as mãos, com movimentos circulares. Acrescente um pouco de água (cerca de 2 colheres de chá) e trabalhe até formar uma massa bem elástica e que desgrude das mãos.

Abra a massa com um cilindro ou com um rolo até ficar com uma espessura fina (cerca de 3 mm). Em seguida, corte em quadrados pequenos, de aproximadamente 5 cm. Coloque o recheio no centro, passe o dedo úmido com água nas beiradas e feche com outro quadrado de massa, pressionando com um garfo ao final.

Cozinhe os quadradinhos em água fervente com sal. Quando os raviólis subirem até a superfície da água, retire-os da panela e reserve em uma travessa.
Molho

Em uma outra panela, derreta a manteiga e adicione as folhas de sálvia. Depois, jogue por cima dos raviólis e sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário